| Nome do Produto: | Corante Natural de Jenipapo Hidrossolúvel | |
| Apresentação: | Sachê metalizado com 20 g [em Pó] | |
| Informações Complementares: | ARMAZENAGEM: em lugar fresco, seco e seguro.
PRAZO DE VALIDADE: produto válido até a data indicada, quando corretamente armazenado. |
Corantes Naturais
Os corantes classificados como “naturais” são obtidos a partir de organismos vivos, como de vegetais, animais (a exemplo da cochonilha, um pequeno inseto), algas, bactérias e, às vezes, por meio de um mix de matérias-primas vegetais, como o corante “carvão vegetal”, um pó preto formado pela combustão de madeira, resíduos de celulose, turfa, cascas de coco e de outros frutos. Embora “naturais“, alguns corantes advindos de animais, como o carmim, oriundo do esmagamento de milhares de cochonilhas, não são vistos com bons olhos 🤨, especialmente pelos adeptos do veganismo, ativistas e várias entidades que lutam em defesa dos animais 🐶🐱. Por esta razão, os corantes naturais provenientes de matérias-primas vegetais 🌿🫐🍒🍓, como da beterraba, urucum, cúrcuma e jenipapo, são os mais bem aceitos – não só pela origem (vegetal), mas também por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e nutricionais (fonte de vitaminas).
Corante Natural de Jenipapo
O corante azul de jenipapo, derivado do fruto do jenipapeiro (Genipa americana), é um pigmento natural conhecido pelo tom de azul profundo que adquire ao reagir com proteínas e outros compostos. Nativo das florestas tropicais da América Latina, o jenipapo é usado há séculos por povos indígenas para tingir a pele, objetos e tecidos. Esse pigmento surge naturalmente após o corte ou manipulação da polpa da fruta, que inicialmente é incolor, mas oxida ao entrar em contato com o ar e forma o pigmento azul.
Do ponto de vista técnico, o princípio ativo responsável pelo efeito é a genipina, uma substância que ao se ligar a aminas (presentes em proteínas) gera uma coloração azulada. Esse processo ocorre devido à reação enzimática e à subsequente oxidação, resultando em um tom azul escuro. Uma das características mais interessantes do corante azul de jenipapo é sua alta estabilidade em comparação com outros corantes naturais, o que torna o pigmento durável, resistindo bem à exposição à luz e variações de pH.
Esse corante tem atraído interesse em diversas áreas. Na cosmética, é usado em maquiagens e tinturas de cabelo. Recentemente, seu uso foi explorado também em tintas artísticas e como alternativa ecológica e sustentável aos corantes sintéticos. A produção e utilização do corante azul de jenipapo têm um grande potencial de inovação em produtos naturais e sustentáveis, promovendo a valorização de um recurso genuinamente brasileiro.


Avaliações
Não há avaliações ainda.